21/01/2014

As maiores mentiras que se diz a uma grávida e/ou tudo o que eu gostaria que me dissessem antes de ser Mãe:

1) "Aproveita para dormir enquanto ele dorme"
É mentira! Quando ele dorme, tu vais querer tratar daquela roupa suja que se acumula desde que foste para a maternidade. Ou vais querer tomar aquele banho relaxado sem pensar em nada. Ou vais ter aquela visita. Ou vais receber mais um telefonema. Ou, simplesmente, vais querer olhar para o teu bebé novo, estudar-lhe os traços, ouvi-lo respirar. A verdade é que nunca mais vais ter o mesmo sono que tinhas antes: vais conseguir dormir como um pedra com o teu marido a ressonar ao teu lado mas vais acordar ao primeiro gemido que ouvires do quarto ao lado.

2) Não tenhas medo do parto. 
Por pior que possa correr, há uma coisa chamada anestesia e tu não vais sentir nada. Nem se ele tiver que sair a ferros ou ventosas ou o diabo a sete. Isso é o menos.
Teme, sim, o pós parto. E não acredites que os primeiros 10 dias são os piores. É mentira! O pior é o primeiro mês. Às vezes, dois meses. Às vezes ficas um ano sem conseguires vestir umas calças de ganga porque te magoam o pipi e aí juras que nunca mais vais querer ter filhos na vida e até és capaz de culpar teu marido. Depois passa. Passa sempre.
(Passa tanto que até há quem arrisque um terceiro filho!!)

3) Confia no teu instinto.
Se puseres três pessoas à volta de um bebé a chorar, vais ver que as três pessoas vão dizer coisas diferentes sobre o choro do bebé: é fome, é cólica, é mimo, é manha, é sono, é fralda. Confia no teu instinto: se achas que é colo, dá-lhe colo mesmo que haja logo um velho do Restelo a pregar "oh deus, vais habitua-lo ao colo, estás perdida!!". Se achas que é fome, dá-lhe de comer. Se achas que é mimo, enche-o de mimo. É um bebé. É teu. Faz dele o que achas que é certo.

4)"Perfeito, perfeito é mamar ao peito."
É mentira! Não duvido que seja bom e uma experiência única e maravilhosa, que seja prático, barato. Mas há quem não consiga/ não queira/ não tenha leite. E isso não faz mal!! Apesar de todo o fundamentalismo que existe à volta da amamentação em pleno século XXI, de toda a informação que te impingem sobre o tema, de toda a formação que vão querer dar-te em todo o lado por onde te vires durante essa gravidez, não vais ser pior Mãe se ficares com as mamas a sangrar ao segundo dia e/ou se optares por dar leite adaptado ao fim de 24 horas de vida do teu bebé. O teu filho vai gostar de ti na mesma, juro! Quem sabe de ti e das tuas mamas és tu. Caga para as fundamentalistas da amamentação. 

5) Nem todas as Mães se apaixonam pelos filhos à primeira vista.
E não há mal nenhum nisso. Estás a conhece-lo, estás a habituar-te a um estranho que não tem rotinas, que não tem hábitos, que é totalmente dependente, que é frágil, que não fala, que não se faz entender. Estás a habituar-te ao teu corpo e ao teu novo Eu-Mãe. Estás a ter a maior descarga hormonal que um ser humano consegue suportar. Estás a lidar com a maior mudança da vida de uma pessoa. Estás a lidar com outra pessoa (o Pai) que está tão ou mais perdido que tu. Se tiveres que chorar, chora. Se tiveres que mandar todas as visitas para fora da tua casa, manda. Se tiveres de dizer asneiras bem alto, diz. Ninguém te vai levar a mal e eu garanto que alivia. Se olhares para o teu filho no terceiro dia e pensares "o que é que eu fui fazer da minha vida", é normal. Mas ele é o teu filho e vai ser sempre o maior Amor da tua vida. Mesmo que não comece bem, será sempre mas sempre o teu coração a bater no peito de outra pessoa. E vale a pena. Vais ver que vale muuuuito a pena.

1 comentário: