31/03/2004

ZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZ...

A minha caminha...
O quarto quentinho...
Pijama... Almofada...
ZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZ...

Acorda!!!

Hoje só vou dormir às duas.
Se as pessoas normais conseguem dormir seis horas por noite, eu também vou ser capaz...

ACORDA!!!

Estou a habituar o meu corpo

a dormir menos. Eu, que já tenho tão pouco tempo livre, acho um disparate perdê-lo a dormir.
Abre o olho, Susana, abre... Ainda agora é meia-noite!!!

30/03/2004

Estava aqui a ouvir Dave Mathews

e lembrei-me de ti.
Sabes, às vezes tenho medo que não saibas a importância que tens para mim.
Sempre vivemos longe, mas a distância de um telefonema era a certeza que estavas aqui. Ou, apenas, saber que íamos passar as próximas férias de Verão juntas, era o suficiente para encurtar, ainda mais, essa distância.
Desde que vieste para Lisboa, apesar de nos vermos poucas vezes (eu, com o meu horário de trabalho, tu com o FMH, o curso de Hidro-Ginástica, as aulas de Capoeira, a fisioterapia e o treino de Ginástica Acrobática), fez-me sentir que podia proteger-te ainda mais. Tu, a mais nova, a mais pequenina, a mais frágil de todos. Acho mesmo que só me apercebi que tinhas crescido naquela noite em que te arranquei de casa e fomos para a praia conversar, ouvir o Mar e olhar o céu. As duas, sozinhas, sem cafés, sem gente à volta, sem horários. Só as duas.
Inevitavelmente, acabamos sempre por lembrar coisas do passado. As primeiras directas (só para ver o nascer do sol), a primeira bebedeira no Bar da Universidade, na Rua do Kream, aquele filme (que eu não lembro o nome, mas tu lembras, de certeza), em que o actor principal se chamava Keith (eu sempre disse que se tivesse um "filho estrangeiro", ia chamá-lo Keith), as noitadas a roubar baba de camelo da geleira... Sei lá! Coisas de miúdas!
Mas, é nestas alturas que eu chego à conclusão que talvez tenha sido uma referência na tua vida. Muito mais do que na vida das minhas verdadeiras primas. Isso assusta-me. Uma coisa é ver-te como irmã mais nova, e, às vezes, filha mais-velha-do-que-o-normal. Outra coisa é perceber que tu, por vezes, me vês como irmã mais velha, ou apenas um exemplo, um ombro com que podes contar sempre. Assusta-me porque tenho medo de desiludir-te, de falhar (a ti e à Tia L., que deposita em mim bastante confiança). Também sei que, se um dia falhar, tu vais perdoar-me, como já aconteceu, e já falámos nisso. E isso assusta-me ainda mais.
Às vezes tenho vontade de conhecer-te ainda mais. Que me conheças ainda mais...
Hoje, estás mais longe que nunca: Gent, Bélgica. Estás a fazer uma coisa que eu nunca tive coragem de fazer: Erasmus. Falamos bastante por mail, pelo MSN, através de notícias que vou tendo da Tia L.. Parece que falamos mais agora do que quando vivíamos na mesma cidade.
É esquisito quando, como hoje, penso em ti o dia todo, e já não estás tão perto. Já não basta pôr-me no carro e buscar-te. Já não basta pegar no telefone e convidar-te para jantar.
Nós, que nos conhecemos tão bem, que somos tão parecidas (as nossas Mães são as primeiras a dizer que, se fossemos irmãs, não seríamos tão iguais), que comunicamos tão bem, parece que estamos ligadas por uma espécie de cordão umbilical telepático. Há uma distância de segurança que ainda consigo suportar. Quando ultrapassa essa distância, quando o cordão é muito esticado, dói o peito, queima a saudade.
Sei que estás feliz. Mas estás longe...
Dá notícias.

29/03/2004

Eu:

Não percebo... Já chegou a Primavera, já mudámos os relógios para o horário de Verão, e continua um frio do caraças...
R.:
Pois é... Hoje (domingo), saí cedo. Tinha uma palestra no Pavilhão do Conhecimento. Como estava frio, levei um cachecol, em vez do casaco. Rapei cá um frio!!!

Mas, será esta miúda boa da cabeça???

27/03/2004

Dia Mundial do Teatro

Não queria deixar passar este dia em branco, uma vez que o Teatro, neste momento e desde há seis meses, é o meu mundo.
E, se antes eu já gostava de Teatro, agora ainda gosto mais.

Só quero lembrar uma coisa: "A Paixão de Cristo" teve 19.000 espectadores em Portugal, só no dia da estreia. Há peças que não chegam a este número de espectadores em toda a sua carreira (por vezes um ano, ou mais).
Não me venham dizer que o Teatro está caro: lembrem-se das despesas de manutenção de uma sala, dos actores, dos técnicos, do pessoal de sala, dos bilheteiros, dos reservas, da produção.
Tu vês um filme no cinema, e os actores nem sequer sabem quem tu és. No Teatro, os actores estão ali porque TU estás, também. É por tua causa que tudo aquilo existe, que tudo aquilo é feito, construído, trabalhado.
Lembra-te disto. Vai mais vezes ao Teatro. Não só hoje. Não só ao meu (que é um dos maiores, melhores e mais activos em Lisboa), mas a todos.
Não te arrependes, de certeza.

E já agora, dá uma espreitadela à mensagem do Dia Mundial do Teatro.

Odeio sentir-me

uma bola de ping-pong.

22/03/2004

Fundamentos irreversíveis do século XXI

1 - O amor eterno chega a durar seis meses.
2 - Não entres no mundo da droga! Somos muitos e há pouca...
3 - Ter a consciência limpa é sinal de má memória. Toma suplementos.
4 - No casamento, vale mais enganar que ser enganado.
5 - Os honestos são simples inadaptados sociais.
6 - O que luta contra a corrente pode morrer electrocutado.
7 - O último a rir não percebeu a anedota.
8 - A escravatura não foi abolida. Passou a oito horas por dia. Ou mais...
9 - Se a montanha vem até ti, foge. Trata-se de um desmoronamento.
10 - Se não atropelares o tipo da frente, serás atropelado pelo tipo de trás.
11 - Não tomes a vida muito a sério, não sairás vivo dela.
12 - A piada não é ganhar mas fazer o outro perder.
13 - Príncipe Encantado só há um e está na cama com a Cinderela.

(recebi isto por mail, não sei quem escreveu)

Dilema de Mulher Fútil - Parte 3

Graças à minha amiga Lili, que me deu umas dicas fabulásticas sobre modelitos (e não só) para casamentos, já encontrei o tão procurado vestidinho para o casamento da Prima Rita.
Para toda a gente que se interessou por este assunto, cá vai uma pic do dito.


(ignorem a foto amadora, as sobras, a etiqueta e o cabide...)

Agora só espero que (já estava com saudades das alíneas):
- não chova;
- não faça muito frio;
- não apareça alguém com um vestido igual;
- encontre sapatos e mala a condizer;
- que os sapatos e a mala sejam baratos (já bastou o que dei pelo vestido, bolas!!!).

19/03/2004

Andar de táxi

tem sido, para mim, uma experiência verdadeiramente alucinante. Algo entre o Twilight Zone (não sei se é assim que se escreve), e o Espaço 1999.
Ele é travagens bruscas, é metidelas a papo-seco, é passagens de sinais fechados, eu sei lá! Só sei que, cada vez que saio de um táxi, doem-me os músculos todos, fico com duas rugas a mais e os nervos em franja. Saio, também, meio hipnotizada pela rapidez do taxista no reflexo abre-sinal-toca-buzina. É alucinante!
Os taxistas, como seres sociais que são, adoram conversar. E aprende-se imenso com eles: os caminhos alternativos, as mudanças de tarifas, com variantes que vão desde a reclamação sobre todos os partidos políticos e seus intervenientes principais, que o Santana é um malandro, que o Durão é um oportunista, até ao estado da Nação, em que a inflação sobe, mas toda a gente tem carros novos.
Houve um que me disse, muito transtornado, que os portugueses saem de carro, até para comprar um botão. Outro que me confidenciou, muito revoltado, que as nossas laranjas são as melhores, mas só consumimos as espanholas. Outro ainda, que detectou, imediatamente, que a minha tosse é de tabaco, e que uma menina tão nova não devia fumar, e que ele, jovem de 53 anos, tinha uns pulmões de uma criança.
Enfim, entre a tarifa 5 e o preço da gasolina que não pára de subir, lá vou eu perdendo anos de vida dentro de um táxi, mas ganhando uma bagagem cultural e mais temas de conversa para a próxima corrida.

18/03/2004

Blog do Meio

A Casca d’Ovo tem o enormíssimo prazer de apresentar o mais recente, o mais brilhante, o mais magnífico, o mais delirante, o mais imaginativo, o mais fantástico endereço da blogosfera (logo a seguir à Casca, claro):

o Blog do Meio

É um blog (a)político, que não é de esquerda, nem de Direita, nem de Centro, nem anarca, nem coisíssima nenhuma. É o Blog do Meio, uma criação de duas pessoas completamente distintas:

- uma mulher muito, mas muito à frente, pra lá de inteligente, sempre atenta ao que se passa no mundo da moda, da culinária, do Teatro, da música, das Artes em geral e muito, mas muito mais: moi-même;
- um homem invulgar, uma mistura de cientista maluco com Cocas, o Sapo, passando pelo famoso Ótóiósóiófóió, recentemente instalado num anexo, algures numa azinhaga qualquer, que ele próprio insiste, pomposamente, em chamar de “quinta”: o Hugo.

E pronto. Feitas as apresentações, só espero que visitem e que se divirtam no Blog do Meio.

Casca d'Ovo no Apdeites

A Casca está na Galeria de Fotos do Apdeites.



As coisas que se descobrem... A Casca, que já ultrapassou os 1000 visitantes, está a tornar-se um blog sério e responsável. Ui ui... Qualquer dia (ler com o ênfase do Diácono Remédios), tem comentários na Visão e tudo!

(reparem bem na foto. lá estão elas, todas contentes, a saltitarem de nenúfar em nenúfar, as alíneas. agora toda a gente vai pensar que este é mesmo um blog de alíneas... será que perde credibilidade?? é que, agora sem brincadeiras, este é MESMO um blog sério e responsável, ok??)

17/03/2004

Dilema de Mulher Fútil - Parte 2

O que é que uma mulher faz quando as calças 34 ficam apertadas, as 36 ficam largas e as que ficam bem custam 74 €.

(viram? podia ter posto alíneas e não pus!!!)

Promessas de Verão:

(ao contrário das pessoas normais, que fazem promessas de ano novo, eu faço promessas de Verão, que é a minha estação do ano preferida, e por isso, para mim, é quando o ano começa)

- fumar menos;
- andar mais;
- sair mais aos fins de semana (que isto de trabalho-casa-trabalho está a dar cabo de mim);
- comprar mais roupa mais barata;
- visitar / ligar a todos os meus amigos que já não vejo há muito tempo;
- ir ainda mais ao cinema;
- perder menos horas a dormir;
- ir ao médico tratar das minhas costas (porque não é normal doerem-me o Inverno todo);
- inventar mais motivos para festejar;
- passar mais fins-de-semana fora (nem que o fim-de-semana se resuma aos sábados à noite e aos domingos).

16/03/2004

Será

que a minha casa tem buracos?
Depois do episódio das botas de equitação, desaparecidas misteriosamente há uns anos (entretanto já comprei outras...), os casos mais recentes são:
- o desaparecimento das fotos do Verão;
- a evaporação da minha Palm Top.
(cá estão, outra vez as alíneas...)

Eu até já atei uma guita ao pé da mesa (juraram-me, lá no Teatro, que era o truque infalível para descobrir coisas perdidas), mas nada.
Acho tudo isto muito estranho... Eu nunca perdi uma carteira, um chapéu de chuva, sequer! e vou perder coisas TÃO importantes como estas?!?! É que além de importantes, não são assim tão pequenas... E o meu quarto não é assim TÃO grande.

Mistério...

Epá...

Assim, de repente, dou conta que este blog está a tornar-se um blog de alíneas...

Está a chegar a Primavera!

Estou tão feliz...

Vou voltar a:
- comer gelados;
- passear descalça na praia;
- beber batidos de morando com laranja, na esplanada, à noite;
- vestir camisolas sem alças;
- vestir as minhas calças azuis que fazem shlep-shlep quando ando, ou os corsários brancos que eu adoro;
- ver o sol brilhar mais horas;
- conduzir com a janela toda aberta;
- passar fins de semana na Ericeira ou em Milfontes.

Daqui até ao Verão, é só um saltinho!

Eu sei que...

... sou um bocado desatrada;
... tenho umas pernas compridas;
... muitas vezes, não sei onde ponho os pés;
... estou sempre a cair, a tropeçar, a chocar com pessoas...

Mas 10 nódoas negras em cada perna, é demais.
Porque é que estas gavetas que estão coladas às secretárias não se desviam quando me vou sentar???

Dilema de Mulher Fútil

O que é que eu visto no casamento da minha prima Rita?!?!?!

14/03/2004

Meia noite e meia.

Botica.
Santos.


Homem Bêbedo vindo do nada: Viste o filme?
Tiaguinho: Qual filme?
Homem Bêbedo vindo do nada: O que passou.
Tiaguinho: Passou? Passou onde?
Homem Bêbedo vindo do nada: Na televisão.
Tiaguinho: Nã' vi...
Homem Bêbedo vindo do nada: 'Tavas a dormir!!!!

11/03/2004

Mas porque é que

eu ainda vejo A Casa na Pradaria?
Acabo todos os episódios com a lágrima no cantinho, a querer cair. E depois penso, bolas!, já não tens 8 anos, pelamordedeus!!!
Amanhã, à mesma hora, no mesmo sítio, vou viver as aventuras da família Ingalls, que são todos muito bonzinhos, muito bonitos, nunca fazem mal a ninguém mas passam as passinhas do Algarve e no fim acaba tudo bem, ai meu Deus que não estava nada à espera.

Agora, o que eu já não consigo ver é o Archie Banker, d'Uma Família às Direitas. Não consigo!

Eu até podia...

... escrever sobre o empadão delicioso que comi ao almoço, no refeitório do Ateneu Comercial (que é perto e é barato e come-se bem);

... divagar sobre o choque que foi, logo de manhã, acordar com as notícias dos atentados de Madrid;

... falar sobre o trabalhão que me está a dar, os preparativos da ida para o Porto;

... maldizer a F. D. P. da dor nas costas que não me deixou dormir, nem me deixa ficar sentada, nem de pé, nem deitada, nem me deixa dobrar para apertar a PO*** dos atacadores, nem consigo ficar duas horas seguidas em frente ao CA**** computador sem que comecem a dar-me umas PU*** dumas guinadas de dores agudas na zona dos rins, só estou bem é a andar mas se ando muito também me canso e afinal de contas o meu trabalho é sentada e não a andar porque para andar já há lá muita gente, fod****, a semana passada era a cabeça, hoje são as costas, se isto é envelhecer, P. Q. P., a P. da idade.

Mas agora não tenho tempo.

10/03/2004

Tenho andado

com muito trabalho, por isso não tenho muito tempo para escrever.
Mas eu não me esqueci!!!

08/03/2004

Feliz Dia da Mulher

Apesar de ainda haver descriminação em relação às mulheres;
Apesar de achar que, hoje (8 de Março), as mulheres não deviam trabalhar;
Partindo do princípio que a maioria dos blogs são de mulheres;
Aqui estou eu, Mulher, desejando a todas as Mulheres um dia muito feliz.

05/03/2004

Há cinco dias

que acordo com dores de cabeça.
Bolas!

Não me canso de ler:

100Nada

Fica mesmo bem,

a foto na Casca.
Estou tão orgulhosa.

Isto, depois dos 3 visitantes EM SIMULTÂNEO na Casca, deixa-me mesmo muito feliz.
(E lá está o meu amigo Miguel: "a minha má'nova, tão linda!!")

Por razões profissionais,

vou para o Porto, durante três meses e picos, a partir de Abril.
Não sei se vou ter tempo / oportunidade / disponibilidade / dinheiro / etc. para me esconder na Casca. Gostava de poder contar o meu dia-a-dia, de partilhar as minhas experiências, os meus medos, as novidades... Mas, como não sei sequer onde é que vou lavar a minha roupa (uma vez que vou viver num hotel, e não ganho o suficiente para visitar o 5àSec todos os dias), muito menos saberei se vou ter um computador ligado à net, e qual a minha disponibilidade para usá-lo.
Foi por isso que publiquei um post, que perguntava onde é que há cyber-cafés no Porto, na zona do Coliseu. Em último caso, há-de haver, na Blogosfera, alguém do Porto que me emprestará o seu computador por umas horas.

Ou então, não...

04/03/2004

Post de "gaja".

Inauguro as fotos da minha Casca, com uma "nova" descoberta minha (onde é que eu andava com a cabeça??):

Jude Law


Eu ainda não sei como é que este "facto" me passou despercebido durante tanto tempo (ou, se calhar sei: o A.I.-Inteligência Artifical foi uma experiência traumatizante na minha vida - como é que foi possível um filme TÃO mau??), mas Cold Moutain abriu-me os olhos. E, se houvesse um Oscar para o homem mais bonito do cinema, Jude Law ganhava, de certeza.
Uns três ou quatro.
Por ano!!
Ai, ai...

03/03/2004

As minhas duas melhores amigas

são tão diferentes, como a noite e o dia. Às vezes, chego a pensar como é que é possível eu dar-me tão bem com duas pessoas tão diferentes.

S.
Amiga dos tempos do colégio, onde as aulas e os rapazes ocupavam as longas conversas ao telefone.
Disciplinada, coerente, metódica, trabalhadora. Sempre foi a melhor aluna da turma (20 a Filosofia?!?! Como é que é possível??).
Apesar da distância a que a vida nos obriga, é sempre bom saber que me ligas com as novidades, que tens tempo para um jantar de massa, picanha e queijo da serra. É bom saber que é de mim que te lembras, quando tens medo de dormir sozinha em casa.
Maus momentos, quase toda a gente os tem na vida. Mas foi uma grande lição que nos deste, a forma como ultrapassaste o teu mau momento.
Desculpa, se não tive mais tempo para estar mais presente. Desculpa, não ter feito mais por ti. (Será que havia mais alguma coisa que eu pudesse fazer?)

R.
No início, ódio de estimação. Mas uma bebedeira juntou-nos e agora, olha!, é o que se vê. A partir daí, estamos todos os dias juntas, pelo menos um bocadinho. E, se não estamos, falamos sempre ao telefone (não me lembro de um dia que não tivéssemos falado ao telefone).
Louca. Doida varrida.
Uma festa, é uma festa, nem que se tenha 30 exames no dia seguinte e nada de especial para comemorar. Consumista de primeira, é uma bebé grande (mas porque é que tenho de ser EU a marcar a TUA consulta?).
Companhia certa para tudo. És a Amiga que está. Sempre.

Mal ou bem. Perto ou longe. Com telefone, ou sem ele. As minhas Amigas estiveram, e estão, sempre comigo. Nos piores e nos melhores momentos. Elas não se conhecem! Mas conhecem-me muito bem. E sabem que, basta um olhar, uma palavra, um gesto, um SMS, um toque, para perceber que eu estou feliz, triste, angustiada ou, simplesmente, a precisar de conversar. Porque as pessoas são assim: ligam-se por laços muito mais fortes que o Amor. Chega a ser uma Irmandade, algo que nos está no sangue, e que faz o coração pedir mais e mais.

"Quand on aime, on s’attache. L’amour empêche de vivre librement."
Y.K. Centeno

Pedido de Ajuda.

Alguém conhece Cyber-Cafés BARATOS no Porto?
Zona: Coliseu.
Horário: noite (até às 2h ou mais).

Obrigada.