27/06/2010

Sonho.

Hoje, percebi o que quero ser quando for grande. O que eu quero mesmo é ser bailarina. Pode ser o sonho de muitas meninas, é com certeza. Mas eu, além de tudo o que sou, sou também uma menina de cinco anos com todos os sonhos e fantasias pela frente.
Agora a sério, o Ballet faz parte da minha vida desde que me lembro. A partir dos quatro anos, e por indicação médica, descobrindo o mundo da dança e por lá andei 15 anos. Por ironia do destino, má escolha de caminho, influência (boa? má?) de um Pai que achava que a dança nunca alimentaria uma família, fui percorrendo outro trilho que tinha outro objectivo, mas que me levou ao que sou agora.
Se sou feliz? Claro que sim: continuo a dançar, sinto a adrenalina do palco (ainda que de forma muitíssimo amadora e só um dia por ano, dia esse que se tornou o mais esperado de todos), tenho um marido ligado à dança e até posso dizer que a dança nos sustenta.
Se era isto que eu queria fazer da minha vida? Claro que não. Mas trabalho todos os dias para fazer o melhor que sei, para dar o melhor de mim e agradeço por ter o emprego que tenho, com todas as regalias e onde fui ganhando grandes amizades.

Hoje, fui ver uma peça de dança.
No final, e como era a última exibição daquela peça, o público pôde fazer algumas questões a toda a equipa: bailarinos, músicos, coreógrafo. Uma das questões era para a bailarina mais nova e perguntavam o que é que ela sentia em cima do palco hoje, que tinha 18 anos e acabado de desistir da faculdade (a pergunta era feita com alguma mágoa pela Mãe da própria bailarina). Apeteceu-me falar com aquela senhora e perguntar se ela alguma vez teve um sonho e se alguma vez pôde lutar por ele. Apeteceu-me pegar na senhora e levá-la para o palco, só para ela ver o que se sente lá em cima, o que se vê, o que se ouve. Apeteceu-me ralhar com ela. A sério.
O que ela sente em cima do palco? Afinal, o que é que sentiu aquela Mãe quando viu a filha em cima daquele palco? Não pode ter ficado indiferente... Não ali.

Sem comentários: