26/12/2012

Agora, as birras para comer a sopa são uma constante. Já não tenho paciência e hoje foi para a cama sem jantar. Ficou uma hora e meia na cama entre choro, cantigas e fita.
Depois, chamou-me e disse: quero comer a sopa. Aqueci, comeu sozinho, comeu o peixe e banana. No final, perguntou se a Mamã está contente. Disse que sim. "E o Papá?", também está contente. "Boa!!!!" Mandei-o para a cama e adormeceu. Assim, como se fosse fácil!

20/12/2012

Análises.

Aos sete meses e meio da segunda gravidez, continuo tão perdida como no primeiro dia. Estou a falar de um assunto importantíssimo que dá o nome de análises durante a gravidez. Por que nós, as grávidas, temos que fazer uma série de análises: às sete semanas, às doze, às 22 e por aí adiante. E quanto mais "adiante" mais vontade temos de fazer xixi. Principalmente, durante a noite.
Pois que cada vez que me mandam fazer uma bateria de análises, pedem-me a "primeira urina da manhã". Hummm... Se eu acordo umas três vezes por noite para fazer xixi, qual destas vezes é que é considerada a "primeira da manhã"? Ou é só quando o sol nasce que é considerado manhã? Ou quando o despertador toca?

Sou só eu que penso nestas coisas? Sou?

19/12/2012

Três anos e picos

Eu sempre disse que se os bebés nascessem com três anos, há muito que já era Mãe. O que eu não sabia é que com três anos os miúdos eram tão giros. Começar a perceber a personalidade de uma pessoa pela capacidade de argumentação, pela capacidade de encaixe,  pela paciência que têm (ou não) em superar os obstáculos sem perceber que estes foram ali postos pelo pais para os avaliar... É uma tarefa incrível. 
O meu filho começou a falar tarde. Com dois anos dizia três palavras, talvez, mas percebia tudo o que lhe era dito. Preguiçoso como só ele. Agora, nota-se a a ânsia de aprender mais coisas e de emendar o que lhe corrigimos. 

Mamã, como chama-se esta let'a do Avô? 

ou então

Esta é a let'a da Bola, Papá?

E o melhor de tudo, a conversa que ele teve com o mano Manel, que ainda está na barriga.

Manéue, estes são os binquêdos do António. E os binquêdos do Manéue. Tás a ouvi'ue? António é gande, o Manéue é piquitito. És meu amigo? (e como não tinha resposta) Mamã, o Manéue é meu amigo?

Agora digam-me: onde está o botão de pausa para eles não crescerem mais?

18/12/2012

18_rush

Odeio quando ele me foge das fotos giras.
[ideia daqui]

9 anos

É assim todos os anos. Acho que nunca me lembrei do aniversário deste tasco no dia certo: 4 de Dezembro.
Parabéns a mim!!

P.S. Com a quantidade de leitores que isto tem, diria que ganhei meio leitor por ano.

A Importância de se Chamar Ernesto

Volto a achar que ter um hífen no nome ou um Y ou um TH, faz a diferença. 
Desde que saí da Faculdade que deixei esta minha teoria de lado. Treze anos depois, volto a achar o mesmo.

E não quero falar mais nisto.

14/12/2012

14_fear

Como é que se fotografa o pavor da Morte, da doença, do cancro? É complicado. 
Acima de todos estes, existe um maior: o pavor de perder o meu filho. Perda no sentido mais literal: de o ver num minuto e no minuto seguinte já não o encontrar. 
Nunca mais. Sem saber se está vivo ou não. 
Fico sufocada só de pensar. 
Como é que fotografa este pavor? Não se fotografa. 
É um buraco negro no qual eu nem quero pensar...

(post original aqui)
[ideia daqui]

13/12/2012

Sabes que estás a ser uma forte influência no teu filho quando o ouves a jogar jogos no android:

"Ah, cauáças, só uma est'êua..."

ou pior:

"Fââââque, pe'di."

10/12/2012

10_power

I've got the power!
(not always...)
[ideia daqui]

Querido Pai Natal:

Eu sei, eu sei... Não existes por isso escuso de enviar a carta no meu nome. Ainda assim, e como o tempo livre é muito, decidi fazer uma listinha de coisas que me fazem falta, no caso, vá... de existires.


1. Com a família a crescer e a casa a encolher, esta parece-me a solução para o quarto dos pequenos. Quando acordam, puxam "as orelhas" às camas e fecham-nas como se de uma prateleira de tratasse. Boa ideia, não? 
[Pensando bem, este presente pode esperar mais um ano que o mais pequeno ainda vai aguentar a cama de grades uns bons meses.].
2. Umas pantufas novas, para substituir as minhas que já estão abertas à frente. E atrás. Ah! E de lado também...
[Pensando bem, estas ainda continuam quentinhas, podem aguentar mais um ano.]
3. Ah, o sonho de qualquer dona de casa: uma máquina de lavar louça. *suspiro*
[Pensando bem, quem lava louça há 8 anos, pode muito bem aguentar mais um ano a lavar, ainda que nos últimos 4 anos a família tenha quadriplicado.]
4. Esta estante para a entrada, do Ikea.
[Pensando bem, a mesa que lá está agora, que já foi mesa de cabeceira do meu quarto na casa dos meus pais durante anos, traz algumas memórias. E aguenta mais um ano.]
5. Como boa hipster que sou, eu queria mesmo um iphone (não acreditem em mim quando critico a Apple; é pura inveja). 
[Pensando bem, o meu Samsung-zito ainda aguenta umas boas 4 horas de bateria, e, se não me esquecer de andar sempre com o carregador comigo, aguenta mais um ano.]
4. Molduras. Muitas e muitas e brancas e pretas e cinza e 10x15, para fazer uma parede gira na minha sala. Baratas no Ikea. Ou num chinês qualquer (será que na Lapónia há lojas do chinês??)

Pensando bem, Pai Natal, com a crise que por aqui anda, não me importo que tragas só uma moldura, ok? O resto, pode esperar por melhores dias.

06/12/2012

6_sadness

Há sempre uma tristeza qualquer
num dia de nevoeiro...
[ideia daqui]

Aprender a falar antoniês.

Versões do Hino de Portugal, by António (3 anos e pouco):

"Levantai hoje de noite..."

ou ainda

"À vontade hoje de novo..."

02/12/2012

2_nostalgia

Praia da Arrifana, 15 pessoas, 7 nacionalidades.
Aqui, o meu  mundo era só eu.

Que saudades...
[ideia daqui]

01/12/2012

1_happiness

O puto a fazer disparates.
[ideia daqui]

Instagram

O desafio de Novembro acabou, e vamos já começar o de  Dezembro. A ideia vem do mesmo sítio, que é um sítio que conheço há 9 anos e onde me sinto mesmo bem. Ainda não sei bem se hei-de postar as fotos diárias aqui no tasco se as deixo só no Instagram. Era fixe ter um feed back dos dois imensos leitores. Hein? Que dizem? Um comentário-zito só para variar?

Ah! E, para quem não sabe, no Instagram estamos aqui: @cascadovo (original, hein?)