07/02/2012

A falta de respeito pelo próximo é uma coisa que me tira do sério. E tira cada vez mais porque tenho a sensação que é cada vez mais frequente. Preparem-se que este adivinha-se um post longo e chato.
É a vizinha de cima que sacode os pêlos do cão e os restos do jantar para cima da minha roupa. Quando a confrontei com esta situação, disse que a culpa é minha porque tenho sempre roupa na corda. (Nem preciso mais comentários sobre isto, pois não?)
São os carros que se metem à frente numa fila (ex: saída da A5 para a CRIL ou saída de CRIL para a 2ª Circular), enfiando-se no espaço de segurança que estou a deixar do carro da frente caso este tenha necessidade de fazer uma travagem brusca. Isto não é chico-espertismo: é só ser otário.
É o condutor que estaciona o carro em cima da passadeira e do passeio ao mesmo tempo (assim mesmo, atravessado) obrigando os peões a contorná-lo pela estrada ficando sujeitos a serem atropelados. Isto não é falta de estacionamento no bairro: é preguiça de estacionar 100 metros mais à frente e é ser otário.
São os cocós dos cães espalhados nos passeios. São as pessoas "distraídas" na fila prioritária do supermercado. São as outras que passam à frente, que não seguram a porta, que não agradecem, que não cumprimentam, que bloqueiam passagens, que não páram nas passadeiras. Isto nem sequer é otário: é estar-se nas tintas para o outro.
São colegas de trabalho que não limpam a casa de banho depois de a usar, que deixam copos sujos nas mesas que são de todos, pingos de café nas cadeiras que são de todos, guardanapos de papel sujos no chão, borras de café e restos de açucar no balcão que é de todos.
Eu não sou perfeita. Tenho muitos defeitos e algumas qualidades. As palavras que mais digo são "obrigada" e "por favor" (tirando o "NÃO, António!!", mas isto agora não vem para o caso). Também gosto de chegar a casa cedo, também prefiro ser logo atendida e chateia-me imenso ter que estacionar no fundo da rua e vir carregada com sacos, marmitas, malas e um filho de 14kg em cima, mas tenho que viver com isto porque a falta de respeito é uma cena que não me assiste.

2 comentários:

Joana disse...

Oh yeah! Estou contigo nessa luta! Falta de civismo é coisa para me deixar à beira de um ataque de nervos...

Rafa disse...

Concordo e assino por baixo! O respeito e o civismo devia estar sempre na moda mas às vezes parece um trapo velho esquecido...