17/10/2010

Higiene oral

O meu filho tem um ano e está na fase de pôr tudo na boca. Está nesta fase desde os cinco meses e começo a duvidar que alguma vez passe. Quando eu digo que põe tudo na boca quero dizer que põe mesmo TUDO na boca, desde os sapatos que encontra à areia da praia de Carcavelos (vitamina P, de porcaria), desde os brinquedos dele (inclui pianos e bolas felpudas) a roupa, tupperwares, colheres, mesas, sofás, cadeiras... TUDO!
Hoje, iniciámos um novo ritual: a lavagem dos dentes. Comprei um kit da Chicco giríssimo que inclui estojo, escova e pasta com sabor a morango. Cheira lindamente e só apetece comer. Lavei os meus dentes com ele, para ele ver o objectivo daquilo, e depois dei-lhe a escova dele com a pasta. Olhou, cheirou e deitou tudo para o chão. Lavei, repeti, agora com a minha ajuda, e ele decidiu fechar a boca como se lhe estivesse a dar espargos com mostarda. Ao fim de quinze minutos, desisti.
Amanhã de manhã, tento outra vez. Algo me diz que vai ser um hábito difícil de criar...

2 comentários:

inha disse...

Experimenta sem a pasta dos dentes, o Manuel "escova" os dentes desde 8/9 meses.
Comecei por deixa-lo brincar com a escova, agora escovo eu, e depois escova eles.
Normalmente lavo os meus dentes antes, com ele a ver, e depois lavo os dele.
Agora jão não pode ouvir "vou lavar os dentes" que vem logo a correr atrás :)

(segundo os dentistas da família, a pasta não é o mais importante, convém esfregar bem, e ganhar o hábito, depois junta-se o dentífrico)

Jorge disse...

hummmm... espargos com mostarda... hmmm...