08/03/2008

"Happiness only is real when shared"

Acabei de chegar do cinema. Queria ver um filme levezinho porque a semana foi cansativa. Acabei por ver um dos filmes mais fortes de sempre.
Não vou perder tempo com a história porque acho que todos deviam ver o filme. O que me prendeu mesmo foi a filosofia: deve haver por este mundo muitos Alex SuperTramp, que mal ou bem encontram a liberdade que procuram e que anseiam. Aquele Chris McCandless teve tomates de subir ao Alasca para encontrar a sua própria liberdade.
Se foi egoísta? Se se importou com os outros que deixava para trás? Isso interessa? Não somos todos egoístas todos os dias quando andamos pela rua e, simplesmente, viramos as costas a realidades que nos magoam?
Este filme não tem apenas uma lição de vida. Tem uma lição por cada personagem que se cruza com o protagonista. Ensina-nos a perceber a mensagem por detrás de um olhar. Ensina-nos a ouvir uma música em cada paisagem. Ensina-nos ainda a perceber que o que liberta uns pode ser o pesadelo de outros. Que é possível ser uma ilha. Mas será mesmo?

Esta busca diária quase esquizofrénica pela felicidade. Valerá a pena?
Foto daqui.

Sem comentários: