11/12/2016

Factos aleatórios que me aconteceram na última semana - 2

- Percebi que as mamas do professor de natação do António são maiores que as mamas da professora de natação do Manu.

- Comi sushi, o que já não acontecia há muito tempo. Há tanto tempo que, a última vez que comi sushi, ainda era casada.

- Demorei três horas a chegar a casa: Natal, jogo do Benfica e inverno são ingredientes para uma boa dose de falta de paciência.

- A regra "não se come no carro novo" durou apenas 3 semanas, graças aos três ingredientes da alínea anterior.

- O sol voltou e eu fiquei muito feliz.

- Encontrei, perdida da arrecadação, uma caixa de roupa de rapaz 3-4 anos (de inverno), o que veio mesmo a calhar. Foi quase tão bom com encontrar uma nota de 20€ naquele casaco que não usamos há anos.

- Montamos a árvore de Natal, como sempre, no dia 1 de Dezembro. O Manu insiste em falar da NAVE de Natal e, quando corrigido, olha para o adereço com aquela cara de quem está a perceber perfeitamente a correcção. Apesar da inteligência do petiz, a sua memória deve ser igual à da sua Mãe porque, daí a pouco tempo, lá está ele outra vez a falar da NAVE de Natal.

- No oitavo dia de Dezembro, tinha comprado todos os presentes de Natal. Todos os três.

(Com o sucesso que esta rubrica teve na primeira edição, quase me passou pela cabeça fazer um jingle e tornar-me uma youtuber. Quase!)

06/12/2016

Mãe Cansada.

Será uma Mãe cansada uma boa Mãe?
A Mãe cansada não tem paciência para nada, principalmente para os filhos. O que até nem faz sentido, porque uma Mãe cansada não deixa de ser Mãe. Não tem vontade de brincar, nem de cozinhar, nem de tratar do ninho. Os banhos são dados com sacrifício porque, fisicamente, é a tarefa mais dura da maternidade. Pelo menos, para esta Mãe cansada que já tinha problemas nas costas ainda antes de ser Mãe.
A Mãe cansada não tem forças para contar histórias de embalar. Aliás, a Mãe cansada costuma adormecer antes dos filhos. E, quando acorda toda torta no meio dos minis, muitas vezes às duas ou três da manhã, ainda vai arrumar a cozinha, estender uma máquina de roupa ou fazer o jantar do dia seguinte. Porque, no dia seguinte, quando a Mãe cansada chegar a casa com os filhos, já é hora do jantar.
A Mãe cansada só pensa em dormir. Mas as noites são interrompidas por tosses, febres, pesadelos ou apenas por mãos pequeninas a pedir para dormir na cama grande. E, quando não há filhos para interromper o sono, o sono é interrompido pelas insónias: medos, preocupações ou apenas aquelas palpitações que teimam em aparecer de vez em quando. 

A Mãe cansada não pode ser uma boa Mãe. Mas é a única Mãe que sabe ser quando o cansaço não a deixa ser uma Mãe feliz.

01/12/2016

Surf

Há oito anos, surfava pela última vez nesta mesma praia. Se há coisa que eu sinto saudades é de entrar num mar fresquinho no inverno. 
Ao contrário do meu irmão, nunca fui boa no surf. Nunca entrei dentro de água só pelo desporto, mas pela ligação com o mar. Isso era o mais importante. Continua a ser. E adorava aquele chá que bebia logo depois de me vestir, cheia de roupa quente e com o cabelo ainda molhado. 
Hoje, olho lá para fora e o dia está praticamente igual àquele dia, na Arrifana, há 8 anos: frio e chuvoso. É o primeiro dia de dezembro e há outros rituais a cumprir. Hoje, pego nos meus filhos e vamos montar a árvore de natal. 
Mudam-se os tempos, mudam-se os rituais, mudam-se as pessoas... A minha vida é boa hoje, como era há oito anos. 
Espero que, daqui a oito anos, um dos meus filhos me peça para o levar à praia de manhãzinha, porque é exactamente àquela hora que as ondas vão estar perfeitas.