11/02/2014

António ao acordar

Mimos. Uns bons três a cinco minutos de mimos para o acordar (tem o sono mais pesado que conheço). Mimos e algumas brincadeiras, depende do tempo que temos para nos arranjarmos de manhã.

Esta manhã:

- Bom dia!! Vamos acordar que é dia de escola.
- Mamã, coça as costas.
- Não temos tempo, António. Já é tarde.
- Só 10 minutos: eu conto até 10 e depois paras.
- Está beeeemmmm...
- 1... 2... 3... 4... 5... 6... 7... 8... 8... 8... 8... 9... 9... 9... 9... 9...



09/02/2014

Na alcofa - FIM






Um ano!
Parece que foi há uns dias que chegamos a casa com este filho dorminhoco e cara de poucos amigos. Já fez um ano. Gatinha por todo o lado, já se põe de pé sozinho, já anda se o ajudarmos. Come tudo e é um curioso nos novos sabores. Adora música e dança, gosta de comer papel e o banho passou a ser o momento do dia preferido. Imita sons e gestos, tenta dizer palavras e já começa a fazer as suas próprias brincadeiras. Está gordo e pesado e comprido. Não pára!!! 

Chegou ao fim, este desafio. Acho que é dos poucos (arriscaria a dizer que foi o único) que consegui terminar. E apesar da pouca luz e da falta de jeito para tirar fotos, foi um desafio bem divertido. Principalmente, olhar agora para as fotos desde o 10º dia... dá para deixar cair uma lágrima de saudade. Daqui a uns dois meses começa outra vez: outro bebé, a mesma alcofa. Espero que tenham gostado tanto como eu!

Ideia daqui. E tão boa, esta ideia...

07/02/2014

A Princesa sem nome III - a saga termina

Foi um parto difícil, este. Talvez mais difícil que qualquer um dos meus partos reais. A Princesa que aí vem (lembro que a Rainha continuo a ser eu e que esta casa continua a viver numa monarquia  absolutista) já tem nome.
Os rapazes queriam Isabel. Porque queriam, porque tinha de ser, porque já estava escolhido. Não é que eu não goste do nome: gosto, mas não é para uma filha minha. O nome "Isabel" tem um peso muito grande nas minhas costas. Sempre que fazia uma asneira, e não eram assim tão poucas vezes, ouvia a minha Mãe com aquela voz de professora primária com décibeis bem acima dos que os meus ouvidos podiam suportar:

- Susana IsabeeeeEEEEEEEEEl!!

E logo o meu irmão:

- Estás tão lixada...

E só isso bastou para que, a partir do 9º ano, começasse a abolir o nome Isabel da minha assinatura. Isabel, não, obrigada.
Depois surgiram os outros nomes que já falei aqui: Luísa (o meu preferido, mas o J não gostava), Sofia (o António não gostava) e Teresa. Apesar deste último ter um argumento muito forte para não ser escolhido (a namorada do António é Teresa e, segundo ele, "não pode haver repetidas"), acabamos por perceber que este era o mais consensual dos nomes. E ficou decidido.

A Teresa está a caminho. Às 28 semanas, tem cerca de 1kg e mexe o dia todo.

06/02/2014

As regras da nossa casinha:

Hoje, no caminho da escola para casa, o António disse que queria escrever "as regras da nossa casinha". Eu achei muito bem mas dei-lhe liberdade para ser ele a fazer as regras. Ele foi dizendo no carro quais eram as regras e, quando chegamos a casa, passamos tudo para uma cartolina e pusemos na parede, para que ninguém se esqueça. 


Sei que todas as regras vieram da cabeça dele mas sei também que muitas vão ser difíceis de cumprir. Fiquei contente por perceber que ele sabe que há coisas que têm que mudar porque ele já está um crescido (a regra número 3, principalmente). Vamos ver como corre esta noite. 


Se não perceberem a minha letra, as regras são:
  1.  não se pode gritar
  2. não se pode dar puns
  3. não se pode dormir com o Papá e Mamã
  4. não se pode rasgar papéis
  5. arrumar os brinquedos antes de dormir
  6. não se bate aos manos
  7. não se pode pintar por dentro com as canetas
  8. não se pode deitar brinquedos para o chão
  9. não se pode pôr os caracóis na boca
  10. não se pode fazer batota
  11. não se pode fazer xixi nas cuecas

04/02/2014

Esta casa recebe o sol toda a manhã, que é coisa que eu adoro. Tem uma luz fantástica e uma temperatura amena todo o ano que permite passar um inverno sem ligar o aquecedor. O António, que tem uma costela de morcego como o Pai, pede sempre para "baixar as cortinas" de manhã quando vai tomar o pequeno almoço. Uma manhã destas:

- Baixa as cortinas, Mamã. Está muita luz!
- Sabes que o sol é nosso amigo? Sabes que o sol também ajuda a crescer? Sabes que o sol tem vitaminas que nos ajudam a crescer e a não ficar doentes? Sabes?? 

(Já irritada porque adoro levar com a luz mesmo nos olhos logo de manhã e porque era uma daquelas manhãs de sol depois de uma ou duas semanas a chover.)

- Vitaminas? O sol tem vitaminas???
- Sim! Não sabias??
- Então: se o sol tem vitaminas, aquilo amarelo lá em cima é fruta!!


03/02/2014

As decisões de ano novo

Eu estava lançada a escrever todos os dias (o que era mentira pois eu escrevia uma data de posts e agendava um por dia). E isto correu bem até meio de Janeiro. Positivo (NOT!): a única resolução para 2014 (eu, que não sou nada de tomar decisões porque sei que não vou conseguir cumprir e depois fico zangada comigo e com o mundo), foi mantida nos primeiros 15 dias. Ponto final. Acabou.
O que aconteceu é que o Manuel adoeceu e eu andei a arrastar-me durante mais de duas semanas porque não dormia nada: o puto não conseguia respirar bem e só dormia no colo ou fazia cocós de duas em duas horas, daqueles que sujam até ao pescoço ou tinha febre ou era hora do antibiótico...
E trocou-me toda.

Seguiremos em breve, assim que os sonos estiverem em dia.

Adenda: o puto está bem e os pulmões estão limpinhos. Agora, só falta tratar do mimo que ganhou em quase duas semanas em casa (culpa da Avó).